Marco Santos vai estar presente no estágio de Futsal Masculino realiza-se entre os dias 8 e 11 de maio, no Luso. Já Artur Lobão vai participar no estágio de observação da Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub-15 decorre entre os 9 e 11 de maio, em Quiaios.

O selecionador Marco Santos, refere que é sempre gratificante receber mais uma vez o convite da equipa técnica nacional para estar presente nos estágios de preparação das seleções. “Tenho a certeza que serão certamente quatro dias de muita aprendizagem e partilha de conhecimento, como tal espero” e ao mesmo tempo “ser o mais prestável possível para uma melhor preparação desta seleção”.

Mas para que serve um estágio de preparação? Primeiro serve para fazer uma avaliação física e mental dos jogadores, depois há recuperação e treino e só a seguir a construção da identidade da equipa, passando pela gestão motivacional e anímica do grupo.

Marco Santos, relembra que o Bernardo Freire, um dos jogadores convocados a realizar o estágio, “é o primeiro atleta federado na Associação de Futebol da Guarda, a praticar a modalidade de futsal a ser convocado para as seleções nacionais, e esse sempre foi um dos objetivos a que me propus enquanto selecionador”. Por sua vez, dá os parabéns ao atleta “porque grande parte do mérito é dele, mas também ao GDR Lameirinhas e seus treinadores pelo trabalho desenvolvido no crescimento do atleta”.

O treinador reforça ainda que tinha como objetivo “um dia ajudar um miúdo da nossa seleção a ser convocado para as seleções nacionais e esta convocatória do Bernardo, não só me enche de orgulho como me dá ainda mais força para continuar a trabalhar em prol da constante evolução dos nossos atletas”.

Para finalizar deixa uma mensagem aos clubes do distrito “espero sinceramente que esta convocatória, ajude os clubes a olhar para a formação como uma forma de potenciar o rendimento dos atletas a nível desportivo e pessoal e não apenas como um mealheiro para as finanças dos clubes”.