Os últimos dados recolhidos apresentam na presente época 3038 atletas inscritos, sendo que no período homólogo registava 2930 atletas e no fim da época 3006 inscrições.

De acordo com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo “Crescer 2024”, a AF Guarda tem como objetivo principal a cooperação com os seus filiados, e no sentido de garantir as melhores condições para que os clubes desenvolvam as suas atividades e deste modo possam contribuir para o número de praticantes.

O presidente da direção da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, refere que este “aumento de praticantes se deve à política de apoio aos nossos clubes e tem a ver, em muito, com o trabalho desenvolvido por esses mesmos na formação de atletas. Onde não podemos esquecer o sacrifício que é feito pelos diversos dirigentes dos nossos clubes na recolha de atletas para a prática do futebol e do futsal em treinos/jogos”.

O responsável menciona, ainda, as políticas com impacto direto no apoio aos clubes “contrariamente ao que acontece em outras associações onde não há qualquer pagamento de taxas de jogo nem de arbitragem, a não ser aqueles clubes que não tem Seniores, que são poucos.”

Já no feminino também se sentiu um crescimento sendo que na época 2021/2022 por esta altura se registavam 299 atletas, já este ano somamos um valor de 328.

Amadeu Poço refere que este aumento no feminino se deve não só às políticas da AF Guarda mencionadas anteriormente como que “para primeira inscrição de cada atleta, é dado 25 euros ao clube que os inscreve”.   

 Queremos agradecer em primeiro lugar aos clubes, células vitais do desenvolvimento desportivo, seus dirigentes que muito fazem, muitas vezes sem o devido reconhecimento, aos treinadores e atletas que dia após dia, põem em prática as suas performances, levam ao peito o símbolo do clube e com eles fazem a sua própria história. 

Também aos pais e encarregados de educação que incentivam as suas crianças e jovens à prática de futebol e futsal em estreita colaboração com os nossos clubes filiados. Aos árbitros e demais agentes desportivos partes integrantes da família do futebol/futsal pois fazem parte também do processo de formação dos atletas.

Um agradecimento para todos os Municípios do nosso Distrito, que são pilares fundamentais no apoio ao futebol e futsal.

Com a ajuda de todos vamos continuar a trabalhar.