Este plano tem como objetivo atingir os 400 mil praticantes até ao final da década, com um aumento significativo no feminino, mais concretamente com 75 000 atletas. Atualmente a AF da Guarda conta com 9% de federados femininos.

Estiveram presente da Federação Portuguesa de Futebol os diretores Arménio Pinho e José Ferreira. O presidente da AFG, Amadeu Poço fez parte da mesa e referiu que há três objetivos muito importantes: "aumentar o número de participantes, aumentar a atividade desportiva e melhorar as infraestruturas".

Também Arménio Pinho durante a sua intervenção referiu que a "rentabilização das infraestruturas existentes e a remodelação e reaproveitamento das já existentes" é outra vertente deste plano lançado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Com o desígnio de “Futebol 2030”, a Federação liderada por Fernando Gomes traçou uma estratégia para os próximos oito anos em que as metas pretendidas e programas a implementar estarão assente em cinco pilares fundamentais: Infância e crescimento; Futebol para todos e todas; Qualidade do Jogo; Envolvimento e sustentabilidade do ecossistema.

Estiveram ainda presentes 12 representantes de dez câmaras municipais ( Meda, Sabugal, Guarda, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Vila Nova de Foz Côa, Manteigas, Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Gouveia).

Mais praticantes, mais consumo de futebol e mais organização são três pilares do projeto "Futebol 2030".