O objetivo desta interação passa por três pilares importantes: fomentar e promover a prática de Futebol/Futsal em jovens atletas desenvolvendo competências desportivas, educacionais, pessoais e sociais; inovação, permuta de experiências e conhecimentos nos âmbitos da gestão, comunicação, técnicos e arbitragem; e promover a dinâmica social através de organização de eventos desportivos.

No primeiro ponto de “Ligação Institucional: Gestão e organização”, pretende haver reuniões e eventos, uma organização estrutural, apoios transfronteiriços e formação de agentes desportivos.

Na área do “Gabinete Técnico e de Formação” vão ser destacadas as Seleções jovens de Futebol e Futsal Masculinas e Femininas, a partilha de recursos: treinadores de futebol/futsal, formadores e outros, formação de treinadores: cursos de treinadores e formação contínua, a certificação de clubes: cooperação no processo de certificação e licenciamento de clubes, e campus educacionais de verão: programas educacionais, culturais, socais e desportivos.

Na parte da “Comunicação Institucional” haverá uma ligação entre ambas as entidades de forma a existir uma partilha de conhecimentos, formações, entre outros encontros.

Na área da Inovação Digital “pretende existir uma FCYLF TV, a criação de plataforma digital conjunta, perfil de atleta digital e o apoio da candidatura ao Mundial Futebol 2030 (Espanha e Portugal).

O exemplo de parceria é já no primeiro encontro da Seleção sub-12 e Sub-13 de futsal num torneio a realizar no dia 2 de julho, em Cidade Rodrigo.

Estes pontos foram todos debatidos numa reunião na Associação de Futebol da Guarda, onde estiveram presentes o presidente da AFG, Amadeu Poço, os vice-presidentes Paulo Menano e José Alberto Morgado, o presidente do Conselho de Disciplina José Sarmento e o diretor técnico da AFG, Artur Lobão.

Os responsáveis da Federación de Castilla y León de Fútbol visitaram, ainda, as instalações da Associação de Futebol da Guarda.