O projeto da futura Academia, conta com um financiamento da FPF de 600 mil euros, cerca de 40 por cento do custo total, no âmbito do programa “Uma Associação, uma Academia” e um investimento da Câmara Municipal de Celorico da Beira. De referir que o restante valor será suportado pela Associação de Futebol da Guarda.

O presidente da AFG, Amadeu Poço, referiu que “a consulta inicial, foi feita a todas as autarquias, de forma igual”, mas que o município de Celorico da Beira foi “o único que teve a preocupação da cedência os terrenos por um período de 25 anos”.

Para a futura Academia está previsto incluir bancadas, campo em relva sintética, campo de futebol de praia, quatro gabinetes de trabalho, quatro balneários para jogadores, dois balneários para árbitros, ginásio, sala de formação, gabinete médico, e ainda um pavilhão desportivo para futsal. Prevê-se que no final de 2022 ou início de 2023, numa primeira fase, estará concluído o campo sintético para as seleções treinarem.

Durante o convívio no Salão Nobre dos paços do Concelho de Celorico da Beira, antes da visita aos terrenos, Amadeu Poço, agradeceu a recetividade do munícipe para “se colocar na primeira linha para nos apoiar neste projeto, o que não admira uma vez que é um homem do desporto” e a presença de Fernando Gomes “numa demonstração que o presidente da FPF olha também para o futebol amador e para as associações do interior”.  

Fernando Gomes, sublinhou o facto de “associações são o braço armado da FPF e todas as políticas de desenvolvimento foram feitas com o seu apoio e envolvimento. Assim como o apoio autárquico é fundamental para o desporto nacional, seja através de equipamentos desportivos, transportes, contratos-programa. Só assim tem sido possível alargar a base e evoluir”.

De salientar, que as academias de futebol se designam, atualmente, como uma estrutura de excelência com o objetivo de formar jogadores profissionais para a equipa principal, baseando-se não só na vertente desportiva, como também humana.

As academias são um local de prática desportiva de qualidade, onde agentes especializados como professores, psicólogos e nutricionistas, estão presentes para que a evolução dos atletas seja exemplar. A criação destas academias minimiza os gastos em atletas, pois este são produzidos nestas instalações, moldando-os consoante as suas ambições, fazendo com que não haja uma necessidade na busca de jogadores de outros clubes, diminuindo assim o risco de compra de atletas que possam não conseguir adaptar-se ao clube ou demonstrem fraco rendimento no mesmo.

Estiveram presentes nesta visita para além do presidente da AFG, os vice-presidentes Paulo Menano, Américo Moura e José Alberto Morgado e a diretora Virgínia Cardosa, o presidente do Conselho de Disciplina, José Sarmento, e ainda, outras entidades autárquicas.