A antiga jogadora da seleção da Associação de Futebol da Guarda que se iniciou na Fundação D. Laura dos Santos e internacional portuguesa, Ana Borges, atingiu esta quarta-feira, no jogo contra os Países Baixos, a marca impressionante de 146 jogos com a principal camisola das quinas.

A jogadora da equipa das quinas foi titular no ataque, mas acabou o jogo a defender o flanco esquerdo e, desta forma, ultrapassou Carla Couto que estava no primeiro lugar do pódio das jogadoras mais internacionais de sempre por Portugal. Em entrevista à AF Guarda referiu: “Só posso sentir um orgulho enorme e é um prazer representar o nosso país independentemente do número de internacionalizações”.

Natural de Vinhó, no concelho de Gouveia, representou a Associação de Futebol da Guarda em várias seleções “Foi onde comecei, só tenho a agradecer à Fundação (D. Laura dos Santos) pela aposta em mim. O facto de ter representado a AF Guarda, também nos deu visibilidade e são instituições que não se esquece, e se estou e cheguei até aqui também se deve a eles, não desfazendo nenhum outro clube”.

Atualmente com 32 anos, Ana Borges começou com a sua primeira internacionalização decorria o ano de 2009, num jogo com a Polónia, na Algarve Cup. E, é ainda uma das jogadoras que está a participar pela segunda vez num Campeonato da Europa. Ana Borges nunca pensou que chegasse à Seleção Nacional e muito menos onde está hoje. “Quando começamos nunca imaginamos atingir estes números nem esse é o objetivo principal, entre ter 146 internacionalizações e ganhar o jogo desta quarta-feira obviamente trocaria por isso, mas também atingir esse número para qualquer jogadora é muito bom. Sinto que é como se fosse a 1ª”.

A jogadora da seleção das quinas deixa uma palavra de apoio para todas as meninas que ambicionam seguir o sonho de ser profissional no futebol “Acima de tudo que nunca desistam, que sejam sempre felizes a fazer o que mais gostam, porque vai haver momentos bons e outros menos bons mas que continuem, que lutem, porque mais cedo ou mais tarde tenho a certeza que vão ser recompensadas tal como eu”.

A avançada do Sporting CP, jogou em Espanha, nos Estados Unidos da América e em Inglaterra, onde venceu títulos ao serviço do Chelsea FC e de onde chegou às leoas em 2016, o ano do regresso do futebol feminino ao Clube. Internacional portuguesa em mais de centena e meia de ocasiões, já leva sete títulos nacionais pelo Sporting CP, dos quais se destaca o bicampeonato, em 2017 e 2018. Em 2017 recebeu o Prémio Stromp na categoria Atleta Feminina.

Também Sílvia Rebelo, que se iniciou na Fundação D. Laura dos Santos, e originária do concelho de Gouveia representou a Associação de Futebol da Guarda e conta já com 117 jogos internacionais ao serviço da Seleção Nacional.

A direção da Associação de Futebol da Guarda parabeniza Ana Borges, por este momento único da sua carreira. ????