As formações ficarão assim integradas na PEC, promovendo não só uma melhoria da qualidade formativa, mas também o aumento do número de formandos nas respetivas áreas. Um projeto que visa essencialmente, estruturar e organizar as nossas formações na Associação, com o objetivo de melhorar e formar os melhores intervenientes possíveis, dentro das nossas estruturas.

Pretendemos impulsionar um plano multidisciplinar centralizado na PEC como referência na qualidade de AF Guarda, nomeadamente ampliando a oferta formativa e coletiva para Encarregados de educação e Webinars mensais com os responsáveis da comunicação dos clubes. 

É nosso propósito organizar várias formações, desde o âmbito da comunicação, até à formação de jogadores, treinadores, dirigentes desportivos, árbitros, profissionais de saúde, gestores de segurança, pontos de contato de segurança (PCS), entre outras, fazendo todos partes do processo formativo.

Temos de acompanhar os novos tempos, a modernização tecnológica da nossa Associação é extremamente importante e a criação desta estrutura irá permitir não só concentrar a oferta formativa adequada às necessidades dos vários clubes e sócios da AFG, como também estabelecer parcerias com Instituições de Ensino, com o intuito de obter certificação formativa.

Este projeto faz parte do nosso Plano Estratégico, integrado no programa Crescer 20-24, que engloba parcerias com a Federação Portuguesa de Futebol e a Real Federación de Castilla y Léon de Fútbol, para a realização de formações sobre os temas de gestão de clubes como marketing, comunicação, o papel do dirigente desportivo, tecnologia ao serviço dos Clubes, finanças entre outros.

Estamos sempre a pensar numa melhoria do universo da Associação de Futebol da Guarda.