A ação teórico-prática contou com a participação do Elemento da Equipa Técnica Nacional, Emidio Rodrigues e com o ex-atleta da Seleção Nacional de futsal, e antigo jogador do Sporting Clube de Portugal, Pedro Cary, do vice-presidente da AF Guarda, Paulo Menano e do diretor Técnico, Artur Lobão.

No dia 10 de novembro, os cerca de vinte formandos tiveram uma aula teórica que se iniciou com umas palavras do vice-presidente, Paulo Menano, sensibilizou para que nas próximas formações apareçam também treinadoras, uma grande lacuna existente nos nossos territórios. Mencionou, ainda, na sua intervenção que “as aprendizagens nestes encontros são extremamente importantes para os técnicos terem uma evolução significativa”.

Emidio Rodrigues referiu aos treinadores que a ação em si era principalmente para trabalhar aspetos mais simples. “Nós andamos preocupados, essencialmente, com aquilo que é o mais simples, há sempre uma tendência em nós queremos olhar para o jogo e olhar para o global, mas quando damos conta aquilo que falha não é propriamente isso, mas sim o que nos parece simples, o individual”.

Durante a manhã de sábado, 11 de novembro, a formação continuou com a parte prática que decorreu no Pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo de Casal de Cinza, com a colaboração com os atletas do escalão de infantis do nosso filiado.

Esta formação foi uma organização da Federação Portuguesa de Futebol em parceria com a Associação de Futebol da Guarda.