O título honorífico de Sócio de Mérito destina-se a distinguir indivíduos, organismos ou instituições por serviços prestados em favor da Federação, dos seus Sócios Ordinários ou do Futebol. Referente a este título, existem dois nomes que fizeram parte da história da Associação Futebol da Guarda que são importantes destacar. Entre estes, o Srº Professor Manuel Madeira Grilo, natural de Freixedas, nascido em 19 de março de 1931.
Foi uma figura histórica, que dedicou grande parte da sua vida ao desporto, ao associativismo, à política, à pedagogia, ao ramo empresarial e ainda à escrita. No que respeita ao desporto, foi dirigente em várias instituições ligadas ao futebol. Na Associação Futebol da Guarda, exerceu o cargo de Presidente, assim como, na Associação Cultural Desportiva da Guarda. Foi membro do Conselho de contas, Secretário da mesa de Congressos, Vice-Presidente do conselho técnico e diretor na Federação Portuguesa de Futebol. Também desempenhou funções como Delegado de Portugal no Congresso Mundial da FIFA.
Todas estas tarefas foram desempenhadas de forma exímia, o que permitiu acumular alguns prémios, como o Troféu Vida Associativa 2001 do distrito da Guarda e cinco anos mais tarde, o Galardão de Sócio de Mérito, atribuído pela F.P.F.
Outra figura em destaque é José Alves, natural da freguesia de S. Vicente na Guarda, nascido em julho de 1940, o ano da fundação da A.F.G, local onde anos mais tarde veio a desempenhar trabalhos de grande relevância. No que respeita às suas atividades, em 1965, obteve a 1ª classificação no Curso de Candidatos a Árbitros, passando a integrar a 2ª Categoria Distrital, transitando posteriormente, à 1ª Categoria. Venceu 8 vezes o troféu de “O Melhor Árbitro do Distrito da Guarda” atribuído pela Rádio Altitude. No ano de 1986, habilitou-se com o Curso de Treinadores de Futebol de 11 - 1ª nível. Exerceu outras funções como, delegado técnico distrital e nacional de Futebol 11, fundador da 1ª Escolinha de Futebol da Guarda, monitor de cursos de arbitragem em representação da F.P.F, Tesoureiro da Comissão distrital de Árbitros da Guarda e Vice-Presidente da Direção da A.F.G, vindo posteriormente, ocupar o lugar de Presidente durante 2 anos.
Tendo em conta todo o seu contributo para o mundo do futebol distrital e não só, em 2006, foi-lhe atribuído pela F.P.F, o título honorífico de Sócio de Mérito.