Numa era cada vez mais global e digital, os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente o número de seguidores. Os quais procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades, e os clubes devem utilizá-las para que os seguidores se sintam mais próximos.

Não é só na organização interna, a nível técnico, ou das infraestruturas, que os clubes do futebol distrital têm evoluído. O que se tem verificado na Associação de Futebol da Guarda é que a comunicação e a gestão das redes sociais têm acompanhado a evolução dos tempos.

Os nossos filiados têm acompanhado o mundo digital e sabem o quão importantes são as redes sociais. Muito ainda está por percorrer, no entanto, temos indicadores de clubes com alguma implementação nas diferentes redes sociais.

De acordo, com o levantamento e avaliação da Associação de Futebol da Guarda em todas as plataformas digitais dos nossos filiados, chegámos à conclusão que aquele que se destaca, em modo geral, é o Clube Desportivo de Gouveia que conta já com 10 mil seguidores no Facebook, 3713 no Instagram, 1216 no Tik Tok e 83 no Twitter. Seguido pelo Seia Futebol Clube, com 7.6 mil no Facebook e 2208 no Instagram.

São já vários os clubes que fazem antevisão dos jogos, acompanham-nos ao minuto, colocam os onzes nas plataformas digitais, há outros que transmitem as partidas via Streaming, e no final dão voz aos treinadores, tal como acontece há muitos anos no futebol profissional.

O poder das redes sociais é reconhecido em todo o mundo, contudo, no mundo do desporto há muitos clubes que ainda não as usufruem.

Os clubes que se mantêm melhor posicionados no mundo digital, não são apenas os que têm melhores jogadores, mas sim aqueles que mantêm a assiduidade e renovam a frequência de publicações. De forma, a permitir aos adeptos que se sintam mais próximos dos atletas e das atividades diárias dos seus clubes.

Todavia, sabemos que quando as restrições orçamentais se impõem, a presença nas redes sociais pode tornar-se um grande desafio, quer por falta de tempo quer por falta de ideias para conteúdos. Com a quantidade de ofertas que se encontra na internet, a melhor forma de “agarrar” o público é através de conteúdo útil e de confiança, e para os clubes desportivos não é diferente. Apostar em anúncios de eventos, resultados de jogos e torneios, fotografias e vídeos dos treinos e dos jogos, de treino individualizado, artigos sobre as principais regras das modalidades são apenas algumas ideias. O importante é que todos sintam que naquela página encontram informações de qualidade!

Encorajar os adeptos, os atletas e os colaboradores do clube a partilhar as publicações permite que estas cheguem a mais pessoas, o que por sua vez aumenta a probabilidade de alcançar novos seguidores.