A Federação Portuguesa de Futebol, reuniu este sábado, dia 03 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária, na qual a Associação de Futebol da Guarda esteve representada pelo presidente da direção, Amadeu Poço.

Foi aprovada a alteração estatutária que estabelece a proporção de pessoas de cada sexo na composição dos órgãos sociais. A alteração decorre da lei 23/24 que impõe a representatividade de 33,3 por cento de mulheres e admite um regime transitório de 20 por cento até 2026. 

A Assembleia, apesar de incentivada pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, a abolir o período de transição, optou por seguir a letra da lei.

Assim, a medida, incorporada agora nos estatutos da FPF, terá aplicação nos próximos órgãos sociais eleitos - Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral -, cuja composição terá de incluir no mínimo 20 por cento de mulheres. 

Na Assembleia Geral, realizada no Centro de Congressos de Aveiro, foi aprovada outra alteração estatutária, incluindo no objeto estatutário da FPF o Walking Football e Football Esport no âmbito das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Dos 67 delegados que participaram na Assembleia Geral Extraordinária estiveram duas mulheres.