São atualmente 3209 os atletas federados na Associação de Futebol da Guarda, um aumento de 4,7% em comparação ao período homólogo de 2023 (3065).

Apesar do aumento geral do número de praticantes, alguns clubes desceram o número de atletas inscritos, 13 de 39, sendo eles a ACDR Freixo Numão, ADRC Aguiar da Beira, APSAD Guarda 2000, ARD Nespereira, CCDR Vila Cortez do Mondego, GD Sameiro, Guarda FC, GD Mêda, Seia FC, SC Mêda, SC Sabugal, SCSIR Paços da Serra e UD “Os Pinhelenses”.

A época transata registou em primeiro lugar com o maior número de atletas o nosso filiado Núcleo Desportivo Social com 238, seguido do Sporting Clube do Sabugal com 197. Na mesma posição aparecem a Associação Desportiva de São Romão e o Grupo Desportivo de Trancoso com 154.

O presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, faz o balanço da época desportiva: “Mais uma vez e desta vez em final de mandato, aproveito para a saudar, todos os associados da Associação de Futebol da Guarda e felicitar todos aqueles que contribuíram para o aumento do número de praticantes num distrito que está na cauda, a nível nacional, em termos socioeconómicos. De saudar, ainda, o aumento crescente do número de árbitros nos escalões nacionais e, de uma forma especial, a subida ao principal escalão do futebol nacional do árbitro, Sérgio Guelho”.