Este dia contou com dezasseis crianças do 3º e 4º ano, sendo elas, treze raparigas e três rapazes, que assistiram a uma aula teórica dada pelo responsável em implementar as atividades do projeto Bola Mágica, Diego Cardoso. Estiveram, ainda, presentes o vice-presidente da AF Guarda, Paulo Menano e o diretor da FPF, José Alberto Ferreira.

O projeto tem continuidade de três meses, até março, sendo que os alunos do 3º e 4º ano continuam a ter as atividades às segundas-feiras e, por sua vez, os dezasseis alunos do 1º e 2º ano estão a usufruir delas às sextas-feiras.

O projeto, que é implementado no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) ou de Componente de Apoio à Família (CAF), consiste na oferta estruturada de sessões lúdicas de atividade física-desportiva com duração de uma hora que têm a bola como elemento fundamental, mas que não se restringem ao futebol, evitando-se, desta forma, que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

Segundo a FPF, pretende-se “oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.

Este é um dos 15 programas de transformação que estão integrados no Plano Estratégico da FPF para 2030, com o nome de Futebol2030.