O treinador distrital de futsal Marco Santos, esteve em representação da Associação de Futebol da Guarda, e adiantou à AF Guarda que “vivenciar o contexto de seleção distrital enquanto selecionador, já é bastante positivo, no entanto, fazê-lo junto dos melhores e em contexto de seleção nacional, é não só muito gratificante, como também bastante aliciante”.

Marco Santos representa a Associação de Futebol da Guarda à vários anos, e conta já com a terceira vez neste estágio de preparação da seleção nacional de futsal sub-15. “A sensação é sempre boa, acima de tudo pela oportunidade de conhecer novas pessoas e também poder fortalecer alguns laços de amizade de longa data. São dias de grande partilha e conhecimento e sem duvida bastante enriquecedores para o meu desenvolvimento enquanto treinador.”

Também o atleta do Grupo Desportivo e Recreativo das Lameirinhas, Bernardo Freire foi pela segunda vez convocado para o estágio da seleção nacional e conta a experiência. “A sensação é incrível, acho que toda a gente levou isso como uma experiência incrível, e quando penso que fui dois anos seguidos chamado para um estágio onde estão os 30 melhores do meu escalão, ainda mais o é. Foi tudo dentro do que já estava à espera em relação ao ano passado”.

O selecionador distrital deixa umas palavras sobre o atleta. “Relativamente ao Bernardo, é sem dúvida muito gratificante para mim enquanto treinador poder acompanhá-lo nesta experiência única para ele. É um rapaz humilde, trabalhador, com qualidade desportiva acima da média e que tem merecido todas estas oportunidades.” E acrescenta que “o Bernardo é a prova de que no interior também existe muita qualidade, e nós agentes desportivos temos cada vez mais a responsabilidade de as saber potenciar e desenvolver. O nosso trabalho neste contexto de seleção esta sempre muito dependente do trabalho nos clubes e como tal, é cada mais importante haver uma comunicação constante entre ambos para que no futuro mais Bernardos possam integrar o espaço das seleções nacionais”.

O atleta da AF Guarda integrou os treinos coordenados pelo Técnico Nacional, Emídio Rodrigues, que convocou jogadores de 16 clubes, de modo a escolher os 14 atletas para os jogos com a França, em abril, e com a Espanha, em junho.