REUNIÃO DE COORDENAÇÃO COM OS AGENTES DESPORTIVOS
Decorreu na passada sexta-feira, dia 22 de setembro, uma reunião de Coordenação com os Dirigentes Desportivos. A fim de preparar uma época desportiva organizada e segura, a GNR, a PSP e a AF da Guarda promoveram uma sessão para alinhar estratégias que resultem para o sucesso da presente época desportiva.
25 setembro 2023
Noticias
O encontro teve lugar nas instalações do Comando Territorial da GNR da Guarda, tendo tido diversos temas chave, como o policiamento e segurança de espetáculos desportivos, os deveres dos promotores e organizadores, as condições de acesso e permanência, regimes sancionatórios praticados, a plataforma de requisição de policiamento Pirped e a violência no desporto.
O Comandante do Comando Territorial da Guarda, Exmo. Tenente-Coronel, Pedro Gonçalves, iniciou a sessão agradecendo a todos pela presença, nomeadamente aos membros da PSP pela colaboração, à Associação de Futebol da Guarda, representada pelo Presidente da Direção, Amadeu Poço e a tods os que ali estavam presentes.
Seguiu-se o Presidente da AF Guarda, Amadeu Poço, que agradeceu a disponibilidade de todos os presentes, clubes, núcleo de árbitros e conselho de arbitragem. Agradeceu, também, o esforço da GNR e da PSP, pelo trabalho que fazem em todos os espetáculos desportivos, nestas que são uma verdadeira Festa do Futebol. Por último, agradeceu o convite inicial para a concretização desta reunião, que tem como objetivo principal sensibilizar todos para o bom funcionamento dos espetáculos desportivos que arrancam já este fim-de-semana.
Teve o dom da palavra o Comissário Patrício Almeida, agradecendo a presença de todos e enalteceu o convite da GNR para a PSP estar presente. Sublinhou que a prática de desporto “salva” todos os jovens, ajudando-os a não se desviarem para caminhos menos bons. O Comissário da PSP reforçou que o foco da sessão era para que os espetáculos desportivos decorrem em total segurança, apelando aos adeptos a viverem o verdadeiro Fair Play. Sublinhou que a linguagem dita futebolística é uma linguagem que pode vir a originar violência física e que tem que ser erradicada.
Foi mencionado a falta de cumprimento sobre a requisição do policiamento e apelou a todos os clubes a estarem mais atentos a este ponto, de forma a que sejam cumpridos todos os passos obrigatórios. Apresentaram-se estatísticas sobre a violência nos espetáculos desportivos das últimas épocas, foram exibidos os deveres dos promotores e dos organizadores, tendo estes que assumir a responsabilidade pela segurança do recinto desportivo, protegendo todos os indivíduos que sejam alvo de ameaças. Por último, o Comissário falou sobre as condições de acesso e de permanência nos recintos e o regime sancionatório, salientando que todos devem estar conscientes sobre as implicações graves que podem recair sobre os dirigentes e organizadores.
O Capitão da GNR, Óscar Capelo, agradeceu a todos os presentes, transmitindo força e apreço a todos os dirigentes presentes na reunião. Iniciou o seu discurso a falar sobre o regime de policiamento e respetivos encargos, como o promotor do evento desportivo ser o principal responsável pela segurança e que a requisição de policiamento é obrigatória. Mencionou ainda a importância da plataforma de requisição de policiamento, Pirped, e as regras para a requisição.
Referiu ainda os deveres das forças de segurança, a ficha sumária de policiamento de espetáculo desportivo, caso exista algum incidente e reforçou, mais uma vez, os crimes e tipos de crime e qual o procedimento a seguir.
O Tenente Coronel da GNR, João Marques, colmatou a reunião agradecendo a todos e abriu espaço para que todos os presentes pudessem tirar as suas dúvidas.
Vários dirigentes agradeceram a iniciativa tomada pela GNR em parceria com a PSP e com a AF da Guarda, referiram ainda que muitos dos temas ali abordados lhes eram desconhecidos e que no geral não eram de conhecimento público e que deveriam ser, mencionaram ainda a dificuldade em garantir a segurança no estádio e lançaram o desafio de serem efetuadas mais ações de prevenção junto do público.