A época transata registou um total de 3056 atletas federados, dos quais 222 pertenciam ao nosso filiado Núcleo Desportivo Social, tendo inscrito o maior número de atletas da respetiva época, seguido do Sporting Clube do Sabugal com 212 e o Seia Futebol Clube com 185.

O presidente da direção da AF Guarda, referiu que “é sempre motivo de satisfação constatar o aumento de praticantes no conjunto das provas organizadas pela Associação de Futebol da Guarda.

Os últimos dados recolhidos apresentam na presente época 3088 atletas federados inscritos, sendo que no período homólogo registava 2997 atletas, menos 3,04%.

Já no feminino também se sentiu um crescimento uma vez que na presente época atingimos 332 atletas, tendo um aumento na ordem dos 2%.

Amadeu Poço faz, ainda, uma reflexão sobre o número de praticantes. “Isto leva-nos a pensar o que aconteceria com melhores infraestruturas desportivas. E aqui todos temos que admitir que os sucessivos Governos da Nação nada têm feito para que haja novos espaços para a prática do futebol, e mesmo os programas de apoio da FPF até podem ter contribuído para a melhoria dos existentes, mas nunca com valores para novas instalações para os nossos clubes.”

O presidente adiantou, ainda, que “muitas vezes as entidades que reconhecem que o desporto contribui para a saúde física e para o desvio dos jovens de caminhos negativos, esquecem-se que é preciso dar condições aos grandes responsáveis pela existência e formação de atletas que são os dirigentes dos clubes que muitas vezes com sacrifício da  sua própria vida  arcam com as responsabilidades de  garantir o recrutamento e formação dos jovens, alguns dos quais mais tardam chegam as seleções nacionais e contribuem para o destaque desportivo e financeiro da FPF e do próprio país.

A Associação de Futebol da Guarda “tem dado a colaboração possível incentivando a formação de atletas, árbitros e treinadores. E por vezes compreendidos por uns e nem tanto por outros. Temos procurado ser benevolentes com os nossos sócios, porque nunca poderemos esquecer que são eles a mola real para que no Distrito da Guarda, que é o mais desfavorecido em quase todos os sectores neste país, ainda conseguirmos com as carências inumeradas aumentar anos após anos o número de praticantes.”

Agradecer também aos pais e encarregados de educação que incentivam as suas crianças e jovens à prática de futebol e futsal em estreita colaboração com os nossos clubes filiados. Aos árbitros e demais agentes desportivos partes integrantes da família do futebol/futsal pois fazem parte também do processo de formação dos atletas.

Um agradecimento para todos os Municípios do nosso Distrito, que são pilares fundamentais no apoio ao futebol e futsal.

Com a ajuda de todos vamos continuar a trabalhar.