Nesta cerimónia simbólica esteve presente o presidente da direção da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, os vice-presidentes, Américo Ribeiro, José Alberto Morgado, Fernando Costa, Virgínia Cardosa e o diretor João Nabais. Da Câmara Municipal de Celorico da Beira, estiveram presentes o presidente Carlos Ascensão e o vereador do desporto, José Alfredo Silva e da Câmara Municipal de Trancoso, o presidente, Amilcar Salvador. O Clube Sporting Clube Celoricense, esteve representado pelo seu presidente Nuno Fragona e o vice-presidente, Luis Faustino.

O vice-presidente da AF Guarda, José Alberto Morgado foi o primeiro a usar da palavra, onde agradeceu e felicitou a presença de todos neste torneio, nomeadamente à equipa técnica e a todos os que se envolveram neste projeto. Agradeceu também a todos os trabalhadores da câmara municipal, que colaboraram neste projeto, aos trabalhadores da Associação e ao Luis Faustino, que foi uma peça fundamental. O vice-presidente salientou que “valeu a pena os esforços para que tenhamos aqui o pontapé de saída do relvado sintético”. Agradeceu ao projetista e ao arquiteto da Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido para que a Academia tivesse um início. O vice-presidente José Alberto agradeceu aos seus colegas da direção, sem exceção pelo trabalho e pelo envolvimento que tiveram, relativamente ao trabalho aqui apresentado. Afirmou que “não posso deixar de referenciar um colega que não está presente, nomeadamente o Paulo Menano, no qual está hospitalizado e aqui lhe endereço o mais sentido reconhecimento do trabalho que também desenvolveu, apaixonado, ao ponto de querer que o neto esteja presente nesta singela inauguração”.

Por último, o vice-presidente, José Alberto, agradeceu ao presidente da câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão e ao Presidente da Direção da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, onde referiu que o presidente, está há 21 anos consecutivamente, na direção da AF Guarda e quando entrou a mesma se encontrava em crise, onde o mesmo conseguiu “levantar a Associação, dignifica-la não só a nível distrital, mas também a nível nacional”.

De seguida, o presidente da direção da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço aproveitou a ocasião para agradecer a todos pela presença nesta cerimónia, nomeadamente ao presidente da câmara municipal de Celorico da Beira e a todos os que ajudaram para que fosse possível a Inauguração do Relvado Sintético da Associação de Futebol da Guarda. Agradeceu também a todos os colegas da direção da AF Guarda e restantes corpos sociais, querendo também agradecer de forma especial ao trabalho desenvolvido pelo vice-presidente José Alberto, nomeadamente pelo trabalho que teve em organizar a inauguração deste relvado sintético. O presidente afirmou que “gostaria que não fosse somente inaugurado, no dia de hoje, o relvado sintético, mas também a inauguração da bancada, no entanto, determinadas vicissitudes que impediram a concretização do mesmo”. Por último o Presidente da direção reafirmou que “ainda há muito para fazer e há muito mais para poder concretizar e que o meu objetivo é que a Associação de Futebol da Guarda tivesse as suas instalações próprias, tanto a nível administrativo como no aspeto de confraternização e onde se pudesse praticar futebol e futsal”.  

Por último, o presidente da Câmara de Celorico da Beira, Carlos Ascensão agradeceu as palavras do presidente da direção, Amadeu Poço e do vice-presidente, José Alberto. Agradeceu também a presença do presidente da Câmara de Trancoso, que representa a ligação e a importância entre a Academia e os restantes municípios, pois este é um espaço, que “é um espaço para todos, da região e do distrito. O presidente deixou uma palavra de apreço ao Luis Faustino que foi ele que serviu de ponto de ligação a todos os níveis, dentro do processo que foi desenvolvido e que está a dar frutos. Por último, afirmou que “acredito que os próximos sucessores da Associação de Futebol da Guarda vão cá estar para trabalhar connosco”.

Após os discursos procedeu-se ao descerrar das placas, a primeira foi a placa onde estão mencionados o presidente da direção, Amadeu Poço e os vice-presidentes da Associação de Futebol da Guarda. Sucedendo-se a segunda placa, referente às homenagens ao presidente da direção da AF Guarda, Amadeu Poço e ao Presidente da Câmara Municipal, Carlos Ascenção.

De salientar que este é um espaço para receber as nossas seleções distritais, de forma a realizarmos treinos e futuros estágios. A nossa Academia terá brevemente uma bancada central e futuramente um pavilhão para a prática de futsal.

Após a inauguração o seguiu-se o Torneio de futebol de sub-14, entre as Seleções da Guarda, Portalegre e Bragança.