AUMENTO DE NÚMERO DE PRATICANTES
A Associação de Futebol Guarda divulga hoje os dados mais recentes sobre o número de praticantes e atletas federados no distrito, com uma análise comparativa em relação ao ano anterior. Os números gerais apontam para um crescimento global, embora com algumas exceções, nomeadamente entre as praticantes femininas.
Até ao momento, a AF Guarda regista um total de 3.181 praticantes, o que representa um aumento de 4,64% em relação aos 3.040 registados no ano transato. No que diz respeito aos atletas federados, o crescimento também é assinalável, com um total de 3.154 atletas, mais 4,09% do que os 3.030 inscritos no período homólogo.
Em contraste com a tendência geral, o número de praticantes femininas registou uma redução significativa. Este ano foram contabilizadas 300 praticantes femininas, menos 7,12% em comparação com as 323 do ano anterior. A situação repete-se entre as atletas federadas femininas, que somam 297 inscrições, o que representa uma quebra de 8,05% face às 323 registadas no período homólogo.
Neste momento, fazemos um balanço do número de praticantes nos cinco clubes com mais atletas inscritos. O Núcleo Desportivo Social (NDS) lidera a tabela com um total de 249 praticantes até ao momento, um aumento significativo em relação aos 238 registados no final da época transata. Já o Sporting Clube do Sabugal ocupa a segunda posição, com 185 atletas, um número ainda inferior aos 197 do final da época passada.
O destaque vai também para o São Romão, que se encontra em terceiro lugar com 174 praticantes, ultrapassando em mais de 20 atletas os 154 que havia registado. O Guarda Unida Desportiva surge na quarta posição, com 151 atletas, superando os 147 do balanço final da época passada. Por fim, o Seia Futebol Clube aumentou em um o número de inscritos da época transata, 148, fechando assim o grupo dos cinco clubes com mais praticantes até ao momento.
A Associação de Futebol não deixa de reconhecer a importância de todos os que contribuem para a evolução do futebol e do futsal na região.
Agradecer também aos pais e encarregados de educação que incentivam as suas crianças e jovens à prática de futebol e futsal em estreita colaboração com os nossos clubes filiados. Aos árbitros e demais agentes desportivos, partes integrantes da família do futebol/futsal, pois fazem parte também do processo de formação dos atletas.
Um agradecimento para todos os Municípios do nosso Distrito, que são pilares fundamentais no apoio ao futebol e futsal. Com a ajuda de todos, vamos continuar a trabalhar.