O Presidente da Associação de Futebol da Guarda, Luís Brás, deixa mensagem de condolências pelo falecimento de José Alves, esta sexta-feira, aos 84 anos, depois de uma vida dedicada ao mundo associativo.

Eis a mensagem do Presidente:

“A morte de José Alves representa uma perda irreparável para o Futebol do Distrito da Guarda. Para a história, fica o legado enorme construído pelo homem que foi Secretário Geral, Presidente do Conselho de Arbitragem entre outros cargos associativos desta casa. Ao Paulo Alves, Filho de José Alves, familiares e amigos, em meu nome e em nome da Associação de Futebol da Guarda, envio as mais sentidas condolências.”

Mensagem do Presidente do Conselho de Arbitragem:

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Guarda manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de José Alves, antigo presidente deste órgão.

Reconhecido pela sua dedicação ao futebol distrital e pelo seu contributo para a valorização da arbitragem distrital será sempre recordado com respeito e gratidão.

JOSÉ ALVES

Natural da cidade da Guarda, nasceu em julho de 1940 — o mesmo ano da fundação da Associação de Futebol da Guarda, instituição com a qual viria a manter uma ligação profunda e duradoura ao longo da vida.

Com um percurso marcado pela dedicação ao futebol, integrou o Conselho de Arbitragem da Associação nos mandatos de 1983-1986, 1986-1989 e 1989-1992. Em 1986, concluiu o Curso de Treinadores de Futebol de 11 – 1.º nível, alargando ainda mais a sua contribuição ao desporto que tanto amava.

Desempenhou diversas funções relevantes ao longo dos anos: foi delegado técnico distrital e nacional de Futebol 11, fundador da primeira Escolinha de Futebol da Guarda, monitor de cursos de arbitragem em representação da Federação Portuguesa de Futebol e Tesoureiro da Comissão Distrital de Árbitros da Guarda.

Em 1992, assumiu o cargo de secretário-geral da direção da AF Guarda. Três anos depois, em 1995, foi nomeado Vice-Presidente da Direção, vindo a ser Presidente da instituição em 1996. Continuou a servir a associação com igual empenho, ocupando, em 2003, o cargo de secretário da direção, e, em 2007, o de Presidente do Conselho de Arbitragem.

Foi -lhe atribuído pela AF Guarda e pela F.P.Fo título honorífico de Sócio de Mérito. 

José Alves deixa um legado inestimável de entrega, paixão e serviço ao futebol distrital, sendo recordado por todos como uma figura ímpar na história do desporto na Guarda.