A Associação de Futebol da Guarda esteve representada neste importante evento pelo presidente do Conselho de Arbitragem, Fábio Cardoso, e pelo vice-presidente Fernando Ferreira, que acompanharam os trabalhos e as sessões de debate sobre temas cruciais como a revisão dos quadros e o novo Regulamento de Arbitragem para a época 2025/26.

A sessão de abertura contou com a intervenção do presidente da FPF, Pedro Proença, que recordou o seu percurso enquanto árbitro e destacou o orgulho de ser o primeiro ex-árbitro a liderar a Federação. Sublinhou também a importância do crescimento da arbitragem nacional, apontando objetivos estratégicos ambiciosos, como o aumento do número de árbitros, a aposta numa carreira profissional de árbitros e VARs, e o reforço da formação através da Academia de Arbitragem.

Pedro Proença destacou ainda que a Cidade do Futebol é, a partir de agora, a "casa de todos os árbitros", proporcionando condições ideais para treino e recuperação.

Também Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, interveio na cerimónia, agradecendo a todos os conselhos distritais e regionais o seu trabalho, e comparando-os ao "motor que impulsiona a arbitragem" em Portugal.

Durante o Fórum, marcaram também presença o presidente da APAF, José Borges, e o presidente da ANTF, José Pereira, demonstrando o apoio de todas as estruturas à evolução e profissionalização da arbitragem em Portugal.