A sessão de trabalho, com mais de 100 participantes, contou com intervenções do presidente da FPF, Fernando Gomes, na sessão de abertura e com o vice-presidente da FPF, José Couceiro na sessão de encerramento.

O workshop realizou-se com quatro objetivos definidos. O primeiro passava por partilhar as alterações introduzidas nos Manuais e Regulamentos, muitas, resultantes dos contributos das próprias Subcomissões. Além disso, pretendeu-se articular procedimentos de avaliação entre equipas e avaliadores, garantindo o máximo de uniformidade de critérios e procedimentos. O terceiro objetivo passava por apresentar o MAS – Modelo de Avaliação Simplificado. Por último, era intenção deste workshop articular cada vez mais o Licenciamento de Clubes com a Certificação, e apresentar e entregar o Condigo de Conduta a todos os Avaliadores.

Foram ainda apresentados os resultados da oitava época do processo de certificação. Foram avaliadas cerca de 1187 entidades, mais 27 em relação à época transata. Dessas 1187, foram certificadas 781 (65,8%), sendo que 991 (83,5%) foram entidades certificadas e reconhecidas como CBFF - Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal.

Este workshop vem ainda numa altura em que se parte para a nona época do processo de certificação completo, pelo que se foi solicitado às 22 subcomissões que se faça um esforço redobrado junto das suas entidades que permita aumentar o número de entidades no processo, aumentar o número de entidades certificadas e reconhecidas como CBFF e ainda consolidar o processo de certificação, que já é um dos projetos mais estruturantes implementado pela FPF nos últimos anos.