A apresentação da 27ª edição decorreu esta quinta-feira, dia 19 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Guarda, contando com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, os Vice-Presidentes da FPF, Rui Manhoso e Júlio Vieira, o Presidente da AF Guarda, Amadeu Poço, o Presidente da AF Castelo Branco, Manuel Candeias, o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Oliveira, entre outros.

É uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com as Associações de Futebol da Guarda e de Castelo Branco e com as Câmaras Municipais da Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Covilhã e Belmonte.

O Presidente da FPF afirmou que a realização no interior segue uma estratégia definida de descentralização.

“A realização do torneio nos distritos de Castelo Branco e Guarda, numa parceria entre duas grandes associações do interior, dará igualmente seguimento a uma política de descentralização da Federação Portuguesa de Futebol. A realização de grandes eventos desportivos fora dos grandes centros urbanos é hoje uma realidade concreta da vida da FPF e a nossa contribuição para um desenvolvimento desportivo e económico mais simétrico e mais justo”, disse.

Fernando Gomes realçou, igualmente, a importância do Torneio Lopes da Silva para os jovens jogadores que irão estar a competir.

“Esta competição irá continuar a oferecer a centenas de jovens a oportunidade de mostrarem as suas qualidades em competição e servirá de palco para um convívio inesquecível entre futebolistas de todo o país, numa grande festa do futebol juvenil (…) O Torneio Lopes da Silva continuará igualmente a demonstrar toda a sua importância desportiva, servindo de base de trabalho fundamental para os Treinadores Nacionais elaborarem as convocatórias da Seleção Nacional de Sub-15, primeiro espaço competitivo das equipas masculinas da FPF”, concluiu.

De seguida, foi dada a palavra ao presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, que começou por agradecer ao presidente da FPF, Fernando Gomes, “por nos proporcionar a possibilidade de, conjuntamente com Castelo Branco, organizar o Torneio Lopes da Silva, a principal prova a nível nacional, que a FPF organiza em termos de futebol de formação”, referiu também que “era uma honra para nós, um distrito do interior, com algumas dificuldades socioeconómicas, conseguir receber este evento”, esperando que esta não seja a única vez que o distrito consiga receber um torneio desta importância, e que todos os distritos do país têm o mesmo direito em receber esta prova nas suas cidades.


O Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, agradeceu a presença e o apoio do Presidente da FPF, realçando a confiança depositada na parceria FPF, AFCB e AFG.

“A FPF não só acreditou em nós, como permitiu que eventos como o que vai acontecer no próximo mês de junho se realizem neste interior, não digo esquecido nem profundo, mas simplesmente longe das grandes decisões e acontecimentos importantes”, afirmou, reforçando a importância para a região.

“Este Torneio Interassociações, realizado nos distritos de Castelo Branco e Guarda, sendo o maior dos TIAs, tem um impacto enorme nesta fração do país. E tem não só no prestígios e divulgação da modalidade, como para o tecido empresarial e turístico do país”, rematou.

O Presidente da AFCB deseja que a FPF “continue a confiar” e acredita que este caminho de descentralização é o indicado para atingir o objetivo.

“Queremos que a FPF continue a confiar em nós. Que continue a acreditar também que estes eventos descentralizados são uma decisão que seguramente contribui – e muito – para a meta que queremos atingir: um considerável aumento do número de praticantes federados”, disse.

Sérgio Costa, edil da autarquia da Guarda, mencionou a importância deste Torneio, em ambos os distritos, o que vai trazer uma grande afluência de pessoas, afirmando que “estamos preparados para vos receber, a todos, no próximo mês de junho, para fazer que este Lopes da Silva seja um sucesso para a região e para o país”.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Oliveira agradeceu por “conseguirem trazer o Lopes da Silva até à nossa região, é algo que registramos, espero que seja um início de uma aposta cada vez maior da federação nesta região e estamos certos que tudo faremos”. Afirmou ainda que “ do ponto de vista do município da Covilhã, desde a primeira hora que abraçámos este desafio, acho que é um desafio à altura da nossa região e da nossa comunidade intermunicipal”.