Já são conhecidos os resultados finais do processo de certificação das entidades formadoras, atribuídos pela Federação Portuguesa de Futebol. Esta época desportiva 23 das cerca de 30 candidaturas da Associação de Futebol da Guarda conseguiram a certificação.

Este número representa um crescimento de 28 por cento resultado do trabalho continuo que a Sub-Comissão Técnica mantêm com os clubes, desde o início do processo.

Um balanço “muito positivo” no entender da Sub-Comissão Técnica da AF Guarda constituída, este ano, pelo vice-presidente da AFG, Paulo Menano, pelo Diretor Técnico, Artur Lobão, por Leandro Gonçalves e Ana Pinheiro. “Este é o desfecho do empenho que todos tiveram neste processo: a sub-comissão, a direção da AFG e os responsáveis dos clubes” esclarecem.

As 23 distinções nestes processos por parte da FPF é um prémio justo pelo trabalho de todos e principalmente para as entidades. “a sub-comissão tem dado todo o apoio aos clubes, e numa época atípica para todos, as nossas entidades aproveitaram a disponibilidade, deram mais atenção ao processo e isso refletiu-se no final”. 

De salientar que é de extrema importância a certificação para os clubes. Este ano o SC Vilar Formoso, o GD Vila Nova de Foz Côa, o SC Celoricense e a AD São Romão, foram certificados pela primeira vez.

Consulte aqui entidades certificadas da AF Guarda na época 2021-22:

Futebol Masculino

3 estrelas:

Clube Desportivo de Gouveia 

Fundação D. Laura dos Santos  

Guarda Desportiva FC 

Guarda Futebol Clube 

Guarda Unida 

Núcleo Desportivo Social 

Sporting Clube de Mêda 

2 estrelas:

AD Fornos de Algodres 

ASS Gaudella ED Gouveia 

CCDR Vila Cortez do Mondego 

CF “Os Vilanovenses” 

GD Vila Nova de Foz Côa

SC Sabugal 

SC Vilar Formoso 

Seia FC 

1 estrelaa:

SC Celoricense 

Centro Básico:

AD São Romão 

GD Trancoso 

 

Futebol Feminino

3 estrelas:

EFF Guarda 

 

Futsal Masculino

3 estrelas:

ED Carlos Franco 

SC Sabugal 

Centro Básico:

GCR Casal Cinza 

GD Sameiro 

De salientar que é de extrema importância a certificação para os clubes. Este ano o SC Vilar Formoso, o GD Vila Nova de Foz Côa, o SC Celoricense e o AD São Romão, foram certificados pela primeira vez.

As restantes candidaturas que este ano não obtiveram qualquer distinção, continuam o trabalho para que num futuro próximo seja possível chegar a uma destas certificações. A Subcomissão da Certificação da AF Guarda vai continuar a apoiar os Clubes, como sempre, para que no próximo ano ainda mais processos consigam obter a certificação por parte da FPF.