A manhã foi reservada à realização das provas físicas, que decorreram na Academia de Futebol da AF Guarda, em ambiente de exigência e profissionalismo.

Antes do início das provas teóricas, a sessão contou com as intervenções institucionais do Presidente da Direção da AF Guarda, Luís Brás. Já após as avaliações teóricas, seguiram-se as intervenções do Presidente do Conselho de Arbitragem, Fábio Cardoso, e da Vice-Presidente, Mónica Xavier. O encerramento ficou a cargo do Vice-Presidente Fernando Ferreira.

Durante a tarde, os árbitros participaram numa formação técnica sobre a “Alterações das Leis de Jogo”, ministrada por Daniel Brazete, reforçando as leis de jogo aplicáveis à nova época. Seguiu-se, ainda, a palestra “Debriefing - Trabalho de Campo”, apresentada pelo árbitro internacional, Paulo Brás.

A ARA teve como principais objetivos fazer um balanço da época anterior, reforçar conceitos essenciais como o trabalho de equipa, fora de jogo, movimentação e leitura de jogo, bem como o controlo da partida. O momento serviu também para relembrar as diretrizes aplicáveis ao futebol profissional e garantir o cumprimento dos regulamentos de avaliação.

Esta foi a primeira de várias iniciativas previstas para preparar a arbitragem nacional para os desafios da nova época.