A Subcomissão de Certificação da Associação de Futebol da Guarda, constituída pelo vice-presidente da AFG Paulo Menano, pelo diretor - técnico Artur Lobão e por Leandro Gonçalves, iniciou a ronda de visitas com a deslocação à Associação Desportiva de São Romão e ao Sporting Clube Celoricense.

Em representação pela a Associação Desportiva de São Romão estiveram presentes o presidente do clube Rafael Figueiredo, Rui Fernandes, António Santos e Luís Silva. Já, o Sporting Clube Celoricense esteve representado pelo presidente Luís Faustino, João Coelho e António Marques.

Este ano foram 29 as entidades que submeteram autoavaliação. Em comparação à época anterior houve um aumento de cerca de 10% das entidades entre o futebol e futsal, masculino e feminino.

Mais do que a atribuição de estrelas, a certificação de entidade formadora da Federação Portuguesa de Futebol ajuda os clubes a melhorar o seu processo de formação de atletas.

De forma a melhorar a qualidade da formação de jogadores de futebol e futsal em Portugal, a Certificação de Entidade Formadora da FPF, tem como principal objetivo “distinguir as entidades de formação, de futebol e futsal para jovens até 19 anos, de acordo com o nível de qualidade do processo formativo”.

A certificação consiste na avaliação de nove critérios específicos:

1.   Planeamento estratégico e orçamento;

2.   Estrutura organizacional e manual de acolhimento e boas práticas;

3.   Recrutamento e/ou angariação;

4.   Formação desportiva;

5.   Acompanhamento médico-desportivo;

6.   Acompanhamento escolar, pessoal e social;

7.   Recursos humanos;

8.   Instalações e logística;

9.   Produtividade.

Com a visita técnica a Subcomissão da Associação de Futebol da Guarda analisa o cumprimento dos critérios assinalados. Estas visitas vão se alargar durante os próximos três meses às 29 entidades do distrito.