AF GUARDA ALIA-SE AO OUTUBRO ROSA
De forma a destacar o mês de Outubro, dedicado ao Cancro da Mama que afeta, anualmente, cerca de 7000 mulheres, a Associação de Futebol da Guarda aliou-se mais uma vez ao movimento, através da cor rosa nos nossos meios de comunicação.
02 outubro 2023
Associação
Segundo os dados estatísticos mais recente (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente em Portugal e em todo o mundo. O cancro da mama é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
O diagnóstico precoce do cancro da mama, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, é fundamental na medida em que o mesmo aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e, em consequência, possibilitar um melhor prognóstico da doença. Para além de diminuir a mortalidade, o diagnóstico precoce poderá nalguns casos evitar cirurgias mutilantes como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia.
O “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.